Blog


Você conhece Sister Rosetta Tharpe? Saiba quem foi essa incrível mulher!

Hoje é Dia Mundial do Rock, data que celebra um dos gêneros musicais mais conhecidos do mundo, e muito se especula sobre como ele teve início. Embora seja difícil apontar quem criou o rock n roll, uma das responsáveis por ele é, sem dúvida alguma, Sister Rosetta Tharpe, uma mulher negra americana, que fez muito sucesso entre as décadas de 30 e 40.

Sister Rosetta Nubin nasceu no Estado do Arkansas, em 1915, filha de dois apanhadores de algodão. Desde pequena demonstrava talento para a música, cantando e tocando na igreja em que sua mãe ministrava cultos.

Durante a adolescência, apresentou-se em circuitos evangélicos, e mudou-se para Chicago e depois para Nova York com sua mãe. Misturando letras religiosas com o blues, a música country e uma guitarra, ela era uma das poucas mulheres negras da época nesse meio, o que fez com que ela colecionasse uma boa quantidade de fãs.

O seu nome Tharpe foi uma adaptação do sobrenome do ex-marido, Thomas Thorpe, com quem foi casada por um curto período de tempo.

Em 1938, ela assinou um contrato com a gravadora Decca Records, com a qual fez músicas gospel e seculares, criando uma legião de fãs, que antes era mais restrita ao público religioso. Pelo selo, a artista gravou 4 músicas, "Rock Me," "That s All," "The Man and I" and "The Lonesome Road”, que foram grandes hits e levaram Rosetta a um novo patamar.

 

Na década seguinte, ela lançou “Shout Sister Shout," "That s All", "I Want a Tall Skinny Papa” e "Strange Things Happening Every Day", que continuaram fazendo sucesso e influenciaram grandes nomes do rock, como Elvis Presley, Chuck Berry e Bob Dylan.

A carreira de Sister Rosetta Tharpe começou a declinar nos anos 50, durante a ascensão de novos artistas, e depois de lançar um álbum que fugiu do gospel, o que a distanciou dos seus devotos fãs religiosos.

Ela continuou cantando e fazendo turnês até os anos 70. Ela morreu em 1973, depois de um derrame, e acabou sendo apagada aos poucos pela história. Hoje em dia, há um movimento para resgatar a sua importância para o rock, já que sua figura e suas canções reuniam os elementos do estilo musical como conhecemos hoje.

Sister Rosetta Tharpe foi pioneira. Sister Rosetta Tharpe foi uma verdadeira rock star.