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A cor de 2019, Living Coral, traz uma valiosa mensagem

Do que depender da Pantone, 2019 será um ano de otimismo e alegria. Ao menos é isso o que evoca a cor escolhida pela empresa.

Nessa semana, a Pantone elegeu a Living Coral, uma tonalidade alaranjada com um fundo dourado, como a cor do ano que vem. Segundo a companhia, a cor “acolhe e incentiva a atividade alegre, simbolizando a nossa necessidade inata de otimismo e expressão lúdica”.

E a Living Coral, ou Pantone 16-1546, pode ser a cor de 2019, mas ela já teve seus momentos ainda neste ano, aparecendo em desfiles de moda e até no novo iPhone XR, anunciado pela Apple em setembro passado.

https://www.instagram.com/p/BrBkPRoAE7G/

Porém, a inspiração para a escolha da cor não veio de objetos feitos por humanos, mas da natureza – especificadamente do fundo dos oceanos: os corais, animais cnidários, que abrigam e servem de alimento para diversas espécies marinhas.

“Nós tiramos energia da natureza”, diz um comunicado da Pantone. “Assim como os recifes de corais são uma fonte de sustento e abrigo para a vida marinha, o vibrante e suave Living Coral nos envolve com calor e carinho, oferecendo conforto e dinamismo em um ambiente em constante transformação”.

Os coloridos corais, contudo, estão sob ameaça, graças ao aquecimento global, que causa uma acidificação das águas marinhas. Isto é, a água marinha está sofrendo com uma redução do ph, tornando-a mais ácida, o que acaba matando os corais. Em abril, um estudo mostrou que 30% da Grande Barreira de Corais, na Austrália, morreu após uma onda de calor que durou 9 meses em 2016.

Ou seja, a Living Coral é um lembrete da conservação da vida na Terra. Aliás, de acordo com Laurie Pressman, vice-presidente da Pantone, a cor de 2019 é sobre valorização da vida, ao mesmo tempo em que é divertida, leve e chamativa.

“Com tudo o que tem acontecido hoje, nós procuramos por aquelas qualidades humanizadoras, pois estamos vendo a desumanização de muitas coisas na internet”, disse Pressman em entrevista à agência de notícias Associated Press. “Buscamos cores que nutrem, trazem conforto e familiaridade, que nos fazem sentir bem. Não é pesado. Nós queremos brincar. Queremos ser elevados. É uma nutrição emocional. É um grande abraço”.

A vice-presidente da Pantone ainda destacou que a Living Coral é uma cor que une as pessoas, funcionando para roupas para todos os gêneros, além de artigos de decoração, design industrial e até para as redes sociais.

“Vemos muito mais cores saturadas. Essa é a influência das redes sociais, porque as pessoas querem que as coisas se destaquem. Definitivamente, essa é uma cor que você vê nas redes sociais”, afirmou Laurie Pressman à AP. “Ela não é cansativa e ‘tão na sua cara’. É brilhante o bastante e engajadora”.

Desde 1999, o Pantone Color Institute, unidade comercial da Pantone, escolhe uma cor para cada ano, a qual serve de inspiração para profissionais da indústria da moda, móveis e interiores, design e outras áreas.

A Living Coral surge depois de um ano da intensa Ultra Violet, um roxo bem forte, que por sua vez substituiu o tranquilo Greenery, um tom de verde-amarelado escolhido para 2017, e que também tinha sua referência tirada do bom convívio com a natureza, assim como a cor de 2019.

Já sabe como utilizar a Living Coral? Veja alguns exemplos divertidos para você se inspirar:

 

https://www.instagram.com/p/BrEMIOiAaCh/

https://www.instagram.com/p/BrEFBt8guZr/

https://www.instagram.com/p/BrF-AHMH_VB/

https://www.instagram.com/p/BrF93rmBtCT/

https://www.instagram.com/p/BrCyhV5nka6/