Design

Como gerar paixão da marca à primeira vista?

  •  Agência Suave  |  
  •  5 de junho de 2024
O que é preciso para criar uma marca forte, que atrai 3 vezes mais engajamento e reconhecimento.

O que é preciso para criar uma marca forte, que atrai 3 vezes mais engajamento e reconhecimento.

Identidade Visual: como gerar paixão da marca à primeira vista

A forma como uma pessoa se apresenta, desde sua vestimenta passando pela cor e corte de cabelo, maquiagem, acessórios, etc, podem dizer muito sobre ela, atraindo ou repelindo outros. A mesma coisa acontece com uma marca. A marca concretiza a cultura da empresa, seus objetivos, seu jeito de ser.


Para comunicar ao público quem é essa marca, quais as suas ideias, missão e conceito, é preciso escolher os elementos que irão compor a sua identidade visual, utilizando cores, tipografias, formatos, nomes e até frases, como slogans. Continue a leitura e aprenda com a gente como criar uma Identidade Visual que magnetiza o seu público!

A construção de uma Identidade Visual consistente

Criar uma Identidade Visual de impacto não é só sobre design, mas sobre contar a história da sua marca de uma maneira única. A Identidade Visual é um veículo de conexão emocional, que comunica valores, personalidade e propósito. Algumas perguntas que podem guiar essa construção, incluem:

  • Como você descreveria o seu produto e os seus diferenciais?
  • Quem é o seu público? Como você quer ser visto por ele?
  • Quem são os seus concorrentes?

Se basear no que atrai o seu cliente, no que ele deseja e no que você pode ofertar é um ótimo começo para ir estruturando sua Identidade Visual. O início dessa relação é firmado no momento em que você transmite segurança o suficiente nessa Identidade para que ele entregue sua confiança.

Aplicações da Identidade Visual

Ok, mas você deve estar se perguntando como exatamente a identidade visual impacta as empresas. A resposta está no quanto ela se torna memorável e reconhecida pelo público. Marcas que investem em uma identidade visual coesa e distinta permanecem na mente dos consumidores por muito mais tempo, algo crucial em um mercado competitivo.

Coca-Cola, Apple, Nike e Mc Donald´s são exemplos clássicos de marcas que possuem identidades visuais fortes e reconhecíveis em todo o mundo. Ao ver o logotipo da Coca, com certeza você imediatamente associa felicidade, união e refrescância à marca. Isso mostra o quanto a Identidade Visual é importante na construção de uma marca forte e memorável.

O que considerar na Identidade Visual

Carol Suave, sócia da Agência Suave, conta que, quando estamos desenvolvendo uma marca, temos como referência marcas gigantes, que investem pesado em mídia.

Mas devemos olhar para a pequena marca que está nascendo e se perguntar quem é ela, qual o seu momento, ter clareza para que ela seja vista e lembrada de forma condizente com seus valores e propósitos.

Isso se chama autenticidade!

Logotipo Memorável

Com todas as informações sobre a marca coletadas, chegou o momento de utilizar cores, elementos e tipografia adequada para transformar a sua essência em um logotipo único, que transmita a sua personalidade e valores. Ele deve ser simples, versátil e facilmente reconhecível.

Brand Persona

Qual a voz da marca? Essa pergunta será respondida assim que você conhecer bem quem é você e o seu público-alvo. Assim, poderá escolher a melhor forma de dar voz a ela.

Criar uma Brand Persona é construir a personalidade da sua marca aos olhos do público.
Ela pode ser alguém formal ou descontraído, uma mãe acolhedora ou um jovem aventureiro. Definindo a voz da marca, fica mais fácil se comunicar de uma forma harmoniosa e que atende às expectativas do cliente.

Manual de Identidade Visual da Marca

O manual é como um guia que estabelece diretrizes claras para a aplicação dos elementos visuais da marca de maneira correta e consistente. Ele deve conter:

  1. Logotipo e suas especificações precisas de tamanho, espaçamento, variações, regras de uso em diferentes formatos e por aí vai.
  2. Paleta de Cores e suas orientações sobre quando e como usar cada uma.
  3. Tipografia com os detalhes sobre as fontes escolhidas e tamanhos para garantir a legibilidade.
  4. Elementos Gráficos e suas aplicações, com as instruções de como usá-los e aplicá-los em diferentes materiais de mídias impressas ou digitais.
  5. Estrutura Visual e suas diretrizes para o equilíbrio em todas as peças, mantendo a identidade da marca.

A Identidade Visual no Marketing Online e Offline

Identidade Visual da sua marca é um conjunto de itens que serão utilizados nos materiais de comunicação de uma empresa, que podem ser tanto para Marketing Online quanto Offline.
O Marketing Online inclui as redes sociais, banners para site, e demais meios de divulgação digitais, enquanto que o Marketing Offline utiliza as mídias tradicionais, como TV, rádio, jornais e revistas, outdoors etc.

A Identidade Visual no Marketing Online e Offline deve ser principalmente legível, ter uma boa aplicação nas versões mobile, passando pelas adaptações necessárias de formato mas sem perder a sua essência.

O que é preciso para criar uma marca forte, que atrai 3 vezes mais engajamento e reconhecimento.

Branding e sua importância

Com a identidade visual construída com todo cuidado e atenção, chegou o momento de dar um passo além, para fixar e posicionar a marca na mente do consumidor. Esta é a missão do Branding, que é como se fosse uma gestão da Identidade Visual.

O Branding é uma estratégia de Marketing que caminha junto com a Identidade Visual para tornar a marca memorável para o consumidor. Estar onde o seu cliente está e desenvolver ações constantes, alinhadas com a linguagem da marca, fortalecem cada vez mais esse laço com ele.

Contar histórias com as quais eles se conectam emocionalmente (Storytelling), incentivar o engajamento, surpreender os clientes positivamente, nada mais são do que estratégias de Branding. Mas é importante lembrar que o Branding é uma construção a longo prazo, que requer planejamento, constância e monitoramento.

Conclusão

Investir na construção de uma identidade visual forte e atraente é essencial para encantar o cliente à primeira vista e garantir uma posição no mercado, mas também é preciso um planejamento de Branding para que aquela marca se fortaleça e construa relações autênticas com os seus clientes continuamente, gerando reconhecimento e valor.

Conte com a expertise de uma agência que está há mais de 40 anos valorizando marcas!

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