Comportamento

Jornada de Compra: o mapa do sucesso em vendas

  •  Agência Suave  |  
  •  25 de julho de 2024
A jornada de compra oferece uma compreensão clara de como os clientes tomam suas decisões de consumo e, saber disso, muda o seu resultado

A jornada de compra oferece uma compreensão clara de como os clientes tomam suas decisões de consumo e, saber disso, muda o seu resultado.

O que é a jornada de compra?

A jornada de compra é todo o caminho percorrido pelo cliente desde a descoberta de um produto ou serviço até o momento de sua compra. Ela é complexa, cheia de etapas e diversos pontos podem influenciar a tomada de decisão.

Para o cliente, essa jornada deve ser simples para facilitar todo esse processo. Por isso, as marcas e empresas tem que estar preparadas e realizar uma comunicação cada vez mais eficiente e que alcance realmente seu público alvo no momento certo.

Vamos imaginar como é uma jornada de compra real:

No nosso dia a dia, somos impactados por milhares de informações tanto no mundo real como no digital.

  • Temos dores e desejos que queremos resolver e encontramos um produto ou serviço que nos entrega a resolução dessa dor, porém não tomamos a decisão de compra tão rápido, principalmente se for um bem durável como uma casa ou um carro.
  • Depois da descoberta, queremos pesquisar sobre a marca, conhecer mais a fundo, saber a opinião de outros consumidores.  Para fazer isso, entramos nas redes sociais, pesquisamos no Google e no site da marca, conversamos com amigos, assistimos vídeos. Começamos a tomar a decisão de compra, se tudo o que vemos corresponde com nossos desejos e dores. 
  • Quando finalmente chegamos na etapa da compra, queremos que seja algo fluido e simples, pois nessa hora a decisão pode estar tomada. Nesse momento é necessário que o vendedor, atendimento ou seu site esteja preparado para oferecer uma boa experiência. Isso tudo é apenas um exemplo simplificado de uma jornada de compra e nesse caminho tudo pode acontecer.

Por que entender a jornada de compra é importante para o sucesso do seu negócio?

Entender a jornada do cliente é fundamental para ter melhores resultados nos negócios. Também pode auxiliar a fazer uma comunicação mais assertiva, a personalizar a experiência do cliente, identificar oportunidades e ajudar na tomada de decisão.

A jornada de compra oferece uma compreensão clara de como os clientes tomam suas decisões de consumo e, saber disso, muda o seu resultado.

Como identificar e mapear a jornada de compra?

É necessário realizar pesquisas e coletas de dados para ter uma compreensão mais clara dessa jornada. Outro ponto importante é identificar as etapas da jornada, criar personas de acordo com o perfil dos clientes e quais são os objetivos e dores. Monitorar e analisar constantemente os dados também irá ajudar na otimização do caminho percorrido pelo consumidor.

O principal: oferecer uma experiência positiva durante toda a jornada de compra

Uma experiência positiva durante toda a jornada vai ajudar a marca gerar uma boa lembrança para o cliente, assim ela aumenta as chances de conversão e até de fidelização. Portanto é fundamental sempre monitorar a jornada do cliente e ir aprimorando todos os pontos de contato do cliente com a marca.

Qual é o papel da Suave nisso tudo?

A Suave vai auxiliar a sua marca a realizar a melhor estratégia de comunicação e experiência de contato para o seu cliente. Toda a jornada é mapeada, as personas são criadas, é feita uma comunicação de acordo com as dores e objetivos do cliente alinhados com o tom de voz da marca e a analise e monitoramento de dados para realizar melhorias necessárias durante o caminho percorrido pelo consumidor.

De acordo com Carol Suave, diretora da agência Suave:

" A marca deve estar presente nos mais diferentes pontos de contato com o cliente em seu dia a dia, ser vista de varias maneiras para que a marca seja levada em consideração no momento dessa escolha. "

Sua marca está pronta para a jornada de compra do seu cliente? Sua comunicação é eficaz?

Converse com a Suave que podemos te ajudar a criar a melhor experiência de compra para sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.