Campanhas digitais de alta performance e resultados efetivos
- Agência Suave |
- 23 de setembro de 2024
Se você estuda o universo do Marketing Digital, o termo "Marketing de Performance" com certeza já deve ter passado algumas vezes pelo seu radar. Mas você sabe exatamente o que ele significa?
O Marketing de Performance nada mais é do que uma ramificação do Marketing Digital em que o foco principal está em obter resultados a partir da análise de uma série de dados-chave chamados de KPIs.
No artigo de hoje, mostraremos o que são campanhas digitais de alta performance e como executá-las com sucesso. Continue a leitura e descubra como impulsionar resultados e extrair o máximo dos seus investimentos em marketing!
Campanhas Digitais: do básico ao avançado
Em poucas palavras, uma campanha digital é toda campanha pensada e veiculada dentro do ambiente virtual, em plataformas como Google, Meta, E-mail marketing, Landing Pages, entre outras.
Ao contrário do que pensam alguns, as campanhas digitais não englobam somente as estratégias que envolvem o investimento em mídia paga. É possível desenvolver campanhas digitais baseadas apenas em conteúdo orgânico.
O mundo on-line oferece inúmeras possibilidades para quem deseja ampliar a divulgação, o reconhecimento e a presença do seu negócio no mercado. Uma das grandes vantagens do Marketing Digital em relação aos meios tradicionais é a possibilidade de segmentar o público de forma muito mais assertiva e eficiente.
Esta segmentação é o primeiro passo para criar uma campanha digital de sucesso. Atualmente, as plataformas oferecem inúmeros critérios e recursos para garantir que a comunicação chegue para quem deve chegar - afinal de contas, não é lá muito efetivo entregar o anúncio de uma loja física de Ribeirão Preto, por exemplo, para um usuário que vive na Bahia, não é mesmo?
Apesar de essencial, este é apenas o primeiro passo para o planejamento das campanhas digitais. Há outros fatores que devem ser levados em conta, todos eles visando algo que, em tempos de algoritmo e competitividade acirrada, é cada vez mais crucial para o marketing digital: a alta performance.
Como explicamos na introdução deste texto, o Marketing de Performance é o marketing com foco em resultados. E para que esses resultados sejam alcançados, todas as ações são tomadas com base em uma análise de dados minuciosa.
Esta abordagem de marketing pode parecer um tanto quanto complexa aos olhos de quem a enxerga pela primeira vez. Todos aqueles dados e ferramentas para analisá-los podem embaralhar a cabeça de um leigo. Porém, entendê-los é uma parte fundamental da criação de boas campanhas digitais.
Campanhas Digitais nas Mídias Sociais
As mídias sociais são, ao lado do Google, os principais veículos utilizados para as campanhas digitais. E quando falamos em marketing de performance, é intrínseco falar nas redes sociais.
Todo mundo que investe em uma campanha digital deseja ver seu investimento dando retorno. Por meio das estratégias do marketing de performance, a medição deste ROI (sigla em inglês que significa "Return over Investment", ou "Retorno sobre Investimento" em tradução livre) se torna mais completa graças à enorme variedade de KPIs que as redes sociais e a mídia paga oferecem.
Alguns dos principais KPIs que fazem parte do dia a dia de quem trabalha com as campanhas digitais incluem:
- Impressões: mostram quantas vezes uma postagem ou anúncio pago foram mostrados para o público;
- Engajamento: medem a quantidade de vezes em que o público interagiu com o conteúdo;
- Cliques: mostra quantas das pessoas que viram a peça clicaram nela;
- Leads: são os chamados "clientes em potencial", ou seja, aquelas pessoas que demonstraram interesse em falar com a empresa ou receber um conteúdo, por exemplo;
- Novos clientes: bons resultados neste KPI mostram que há um alinhamento entre os times de marketing e vendas que faz com que as campanhas digitais deem resultados.
Apesar de serem muito associados às ações feitas em mídia paga, os KPIs descritos acima também podem ser extraídos da mídia orgânica. Apesar de o marketing de performance estar muito atrelado às campanhas digitais de mídia paga, o engajamento natural também é fundamental para o sucesso digital de um negócio.
Isso porque, quanto mais visibilidade orgânica tiverem suas mídias, menos será necessário pagar por cliques e impressões. Isso não significa que a mídia orgânica seja capaz de substituir a mídia paga, mas sim que as duas são complementares.
O que saber sobre Meta Ads e Google Ads
Meta Ads é a plataforma de mídia paga da Meta, empresa por trás das redes sociais Facebook, Instagram e Whasapp.
Por meio do Meta Ads, é possível criar anúncios com as mais amplas possibilidades de formato e segmentação. Lá, é possível programar suas postagens para aparecerem apenas para pessoas que moram em determinada localidade, falam um determinado idioma, pertencem à faixa etária X ou Y ou são do gênero masculino ou feminino.
Essa segmentação é a tônica das campanhas digitais. Saber para quem se está falando é um dos preceitos mais básicos do marketing e da publicidade, e as redes sociais e o marketing de performance são capazes de elevá-lo à máxima potência.
Com base nisso, o Meta Ads não apenas oferece recursos avançados de segmentação como também possui um algoritmo capaz de analisar quem são as pessoas mais dispostas a clicar em determinado anúncio, o que ajuda a otimizar os gastos com as campanhas digitais e proporciona melhores resultados. Ainda na parte orçamentária, a plataforma também possui métricas que mostram quanto dinheiro foi gasto por cada clique ou ação realizada pelo usuário.
Já o Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google. Assim como o Meta Ads, o Google Ads oferece diversas opções para veicular e segmentar anúncios.
As mais populares são as modalidades Search, em que o seu anúncio aparece nas primeiras posições das páginas de pesquisa, e Display, que coloca a publicidade nas páginas dos sites. Porém, também é possível veicular, por exemplo, anúncios em vídeo (inclusive no YouTube) e em aplicativos.
O Google Ads também possui muitos tipos de métricas para acompanhar a performance de anúncios e campanhas. Além disso, é possível, por meio dele, atingir consumidores em diversas etapas do funil de vendas, principalmente o meio e o fundo.
Estratégias para campanhas digitais de alta performance
Como explicamos anteriormente, o marketing de performance é uma estratégia focada na geração de resultados, algo muito valioso para as empresas atualmente.
Algo que costuma embaralhar as ideias de muitos iniciantes na área das campanhas digitais é a parte estratégica em si. O marketing de performance oferece muitas possibilidades para criar e veicular uma campanha, e entender todas elas leva um pouco de tempo e estudo.
Uma das maneiras mais eficientes de desenvolver uma campanha digital é justamente não se prender somente a esta ou àquela estratégia. Integrar táticas diferentes gera ações com muito mais chances de sucesso. É possível, por exemplo, adotar uma estratégia baseada em Google Ads integrada às redes sociais para alcançar um público maior.
É claro que cada estratégia deve ser adotada com base no entendimento sobre o público e os objetivos que se deseja atingir com a campanha, além de levar o orçamento em consideração. Mas é fato que apostar em possibilidades variadas pode aumentar, e muito, as chances de sucesso, visto que vão haver mais dados para serem analisados e aperfeiçoados.
Definindo seu plano de campanha digital
Antes de implementar uma campanha digital focada na performance, é necessário planejar bem cada detalhe estratégico.
O primeiro passo é definir o objetivo, ou seja, o que o negócio busca com aquela campanha. Uma campanha focada em gerar leads não pode ter o mesmo direcionamento estratégico e criativo de uma que visa apenas aumentar a visibilidade da marca. Diferentes metas exigem diferentes táticas.
Além dos objetivos, é preciso também escolher quais canais de comunicação serão utilizados para veicular a campanha. Quando falamos em campanhas digitais, esses veículos costumam significar as mídias sociais e o Google. Nesta etapa, é preciso lembrar que cada rede social possui suas particularidades em relação às outras, inclusive em termos de público. É preciso tomar cuidado para não acabar veiculando sua mensagem em um lugar em que seu público-alvo não esteja presente.
A definição do orçamento também é uma etapa básica do planejamento digital. Dividir corretamente os valores a serem gastos em cada plataforma facilita o acompanhamento dos resultados, além de te ajudar a não extrapolar o valor planejado inicialmente.
Por fim, a parte mais importante e grande trunfo do marketing de performance está na boa medição dos resultados. E isto vai muito além de simplesmente olhar números e fazer relatórios.
Uma das grandes vantagens do marketing de performance é a sua flexibilidade. Se um anúncio não estiver performando como desejado, é possível alterá-lo, testando novas abordagens de texto, mensagem, design e segmentação. Além disso, os resultados podem ser acompanhados praticamente em tempo real.
Na era que vivemos atualmente, entender os dados e saber usá-los em favor próprio é essencial para qualquer negócio. O marketing de performance se alimenta e é movido por dados, informações valiosas que ajudam as empresas a entenderem melhor quem são e como se comportam os seus clientes. Por isso, mais que analisar, é preciso utilizar os dados de forma concreta para aprimorar o negócio.
Conclusão
Criar campanhas digitais de alta performance não é uma tarefa tão simples quanto se imagina. O processo todo vai muito além do que simplesmente colocar um anúncio no ar.
O mundo do marketing de performance, da mídia paga e das redes sociais oferece a mais variada gama de possibilidades para quem deseja investir mais na divulgação do seu negócio. O que todas essas possibilidades têm em comum é o fato de gerarem resultados mais assertivos e rápidos.
Aqui na Suave Comunicação, temos uma equipe de especialistas em campanhas digitais que está pronta para ajudar sua empresa a crescer.
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