Como usar o Tráfego Orgânico para crescer no Instagram?
- Agência Suave |
- 15 de maio de 2024
Tudo que você precisa saber para crescer e fortalecer a sua marca no Instagram a partir do Tráfego Orgânico.
Tráfego Orgânico: o que é?
Antes de tudo é importante saber o que é Tráfego: basicamente, todas as visitas que seu Instagram recebe, é chamado de Tráfego. Quando essas visitas acontecem de forma espontânea, sem gastar com anúncios, é Tráfego Orgânico.
Neste tipo de estratégia, as pessoas vão até você porque encontram algo que buscam (conteúdo), e assim são direcionadas a links ou Urls, que incentivam a venda de um produto ou serviço específico.
Tráfego Orgânico: como fazer?
Parece bem simples, mas você sabe como atrair o público até você? Mesmo que não pague pelos anúncios, é preciso investir em Tráfego Orgânico. Vamos te mostrar algumas estratégias, acompanhe:
- Marketing de Conteúdo
Não dá pra falar de Tráfego Orgânico sem falar de Marketing de Conteúdo. Criar um calendário editorial com conteúdos consistentes e de formatos diversificados para Instagram, que gerem interesse nas personas (as figuras que representam seus clientes/usuários) é primordial.
Reels, Stories, Carrossel, são formas de explorar bem os recursos disponíveis, gerando autoridade e interesse crescente nos usuários.
- SEO
SEO é a otimização dos mecanismos de busca. É ele quem colocará a sua página no topo do Google, facilitando o acesso dos clientes ao que você oferece e gerando Tráfego Orgânico, claro!
- E-mail Marketing
Um dos melhores canais de Tráfego Orgânico, com ele, você pode construir um relacionamento com seu público e manter o interesse dele em conteúdos atualizados e atrativos, gerando leads e mais tarde, vendas.
Tráfego Orgânico nas Redes Sociais: o que é?
No Tráfego Orgânico, conhecer profundamente o seu mercado de atuação, permitirá que seus conteúdos sejam planejados para falar diretamente com a persona. Claro que esse relacionamento deverá ser cultivado sempre, incluindo respostas aos comentários, e também incentivando diálogos e interação.
Tráfego Orgânico - Como fazer no Instagram
Palavras-chave na sua bio do Instagram fará com que você se destaque. Busque saber quais as mais procuradas dentro da sua atuação e utilize sem medo!
Hashtags que estejam em sintonia com seu conteúdo e persona devem ser utilizadas para aumentar o alcance do perfil.
Influenciadores são ótimos “impulsionadores” para o seu produto ou serviço. Identifique aquele que poderia ser uma ótima voz para a sua marca e feche uma parceria!
Tráfego Orgânico - Como fazer no TikTok
Se ainda não utiliza Storytelling está perdendo tempo - e público, com certeza. O TikTok se tornou a plataforma n° 1 para estratégias de Tráfego Orgânico. Storytelling é a arte de contar histórias para transmitir uma mensagem, se conectando com o público de forma emocional.
Pare e pense, quantos vídeos nesta plataforma já te impactaram e te entreteram sem você se dar conta? Aqui vale a mesma estratégia de Marketing de Conteúdo, mas com as particularidades desta Rede.
Tráfego Orgânico - Como fazer no Youtube
Uma das maiores plataformas de vídeos de todo o mundo, o Youtube pede técnicas de SEO nos seus títulos e descrições; o primeiro deve ser uma palavra-chave, seguida de até cinco palavras sobre o que é destaque no vídeo.
A descrição deve conter entre 2 e 4 frases curtas que expõem o seu tema. Link para mais informações e opções de contato são bem-vindas. E as tags, quanto mais, melhor! Formas simples de gerar Tráfego Orgânico para o seu canal.
Analisar e medir o sucesso de seus esforços no Tráfego Orgânico
Além de uma curadoria de conteúdo, é importante analisar os resultados de cada publicação para planejar estrategicamente o que será postado, testar novas tendências e mudar sempre que necessário.
Para saber se o Tráfego Orgânico do Instagram está performando bem, acesse a aba “Painel Profissional”; lá, você poderá conferir o número total de usuários que acessaram as suas publicações, seguidores, visitantes usuais, entre outras informações.
Conclusão: Tráfego Orgânico ou Tráfego Pago?
Criar conteúdo para tráfego Orgânico exige tempo e paciência, pois você está construindo um canal atrativo para que seu público chegue até você. Isso a longo prazo, gera confiança e credibilidade para o seu produto e serviço.
O Tráfego Pago é uma forma de “pagar” para que esse público seja impactado de uma forma mais rápida.
Ambos funcionam perfeitamente, e se as duas estratégias são combinadas, os resultados são ainda mais efetivos.
Que tal contar com a nossa expertise para identificar o melhor caminho de Tráfego Orgânico ou Pago para a sua marca?
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