Dia das Mães será comemorado com encontros virtuais e presentes
- Juliana Dias |
- 7 de maio de 2020
Estamos há poucos dias de uma das principais datas para o comércio, que impacta igualmente a indústria e os serviços, o Dia das Mães. Como bem sabemos, neste ano tudo será diferente e não há receitas prontas para serem seguidas pelos empresários, nem pelas empresas de comunicação, publicidade e marketing. Porém, ao que tudo indica, a data não será esquecida, tanto no sentido de celebração do amor entre mães e filhos, quanto na intenção de compra de presentes para as mamães.
De acordo com o Grupo Globo, na pesquisa Behup para o Dia das Mães, sete em cada dez pessoas vão manter a comemoração e, para 57% dos entrevistados, comemorar a data ficou ainda mais importante e 32% alegam que a importância esteja mantida. Apesar das atividades externas estarem proibidas ou restritas, elas serão alteradas para ações internas, como assistir TV e streaming, conversar por chamadas de vídeo e pedir delivery.
Dos 81% que vão comemorar a data, 63% vão presentear e 79% deles esperam fazer as compras on-line. O valor do presente vai aumentar ou se manter para 78% dos entrevistados que vão presentear. Em Ribeirão Preto, por exemplo, a pesquisa do comércio aponta o ticket médio sendo R$ 188,00, e os gastos serão em até dois presentes. Na cidade haverá também a transferência da data para o dia 14 de junho (segundo domingo do mês), para que o comércio possa desenvolver suas tradicionais campanhas e assim minimizar os impactos causados pela quarentena.
Ainda de acordo com a Behup, o cliente definirá o presente dessa forma:
- 54% vão escutar as dicas de quem vai receber
- 32% preferem seguir recomendações de amigos/família
- 24% decidirão através de anúncios na TV
- 24% decidirão através de anúncios no digital
A relevância do marketing digital, empatado com os anúncios de televisão, mostra o comportamento do consumidor e também reforça a necessidade de as empresas estarem atentas à essa demanda. Esses dados vêm ao encontro a outra pesquisa sobre a confiabilidade do marketing digital, realizada pela Conversion, que demonstra que a indicação por conhecidos ainda é um item muito importante para venda (48,9% levam em consideração), e que os números sobre a confiança dos anúncios nos canais digitais estão acima de 64%.
Campanhas
Nas ações publicitárias, diversas marcas se inspiraram no mote da conexão independente da distância, reforçando o uso da tecnologia e da internet para aproximar. A maior parte delas também mostram a figura mãe de forma mais humanizada, focadas em mães reais e em ações desse novo cotidiano proporcionado pelo distanciamento social - em casa, fazendo home office, cuidando dos filhos – com suas inseguranças, mas também com a força e o amor que são características tão presentes na maternidade.
A forma da produção do material também mudou por conta da necessidade da quarentena. Um dos exemplos é da Renner, que mudou o conceito da campanha e produziu todo o material – vídeos e fotos – de forma caseira, pelas próprias modelos e convidadas, e usou imagens do acervo pessoal dessas participantes de momentos do passados como casamento, ultrassons etc.
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