Planejamento Estratégico em Comunicação e Marketing
- Agência Suave |
- 28 de junho de 2023
É comum ouvir, em bate-papos descontraídos, que todos os dilemas relacionados a Comunicação e Marketing são resolvidos a partir das respostas dadas a três sentenças indissociáveis: “Quemcossô?”, “Oncotô?”, “Oncovô?”.
Claro que é apenas uma abordagem bem-humorada de temas complexos. Mas também é uma maneira de dizer que não se pode abrir mão do Planejamento Estratégico para se alcançar resultados realmente relevantes.
Em um universo cada vez mais competitivo, as empresas precisam agir com inteligência para se firmarem como referências positivas. As melhores posições no mercado não estão reservadas a amadores.
Então, venha com a gente, saber um pouco mais sobre Planejamento Estratégico. E entender como ele se aplica ao seu caso, seja qual for o tipo de negócio ou a área de atuação.
O que é Planejamento Estratégico?
Planejamento Estratégico em Comunicação e Marketing é um processo que estabelece propósitos e identifica soluções para que eles sejam alcançados. Pode e deve ser adotado por empresas de todos os portes, inclusive por profissionais liberais.
Vale ressaltar: o planejamento é dinâmico, deve ser revisto periodicamente. Com base em estudos e análises, sempre que necessário, são adotados ajustes para seu aprimoramento.
Por isso, fique de olho em instrumentos como KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) e ROI (Retorno Sobre Investimento).
Quem deve fazer Planejamento Estratégico?
Planejar é uma atividade que cabe em qualquer negócio, não se limita às grandes empresas. Na Suave, há cases que confirmam que pensar e agir estrategicamente são requisitos básicos para uma comunicação eficaz.
Atendemos desde profissionais que divulgam conteúdos especializados por meio de redes sociais até companhias de grande porte, com alcance nacional. Desenvolvemos as ações de cada cliente norteados pelo que foi planejado.
Quais são os pilares do Planejamento Estratégico?
Um bom plano é feito sob medida, se conecta às reais necessidades do cliente. Há, porém, requisitos que se aplicam a quaisquer casos.
- Análise - entender a empresa e sua relação com o mercado em que atua.
- Público-alvo - definir quem deverá ser alcançado pelas ações de Comunicação e Marketing.
- Metas e objetivos - são elementos-chave para direcionar e orientar as atividades.
- Recursos humanos e materiais – estabelecer quantos e quais profissionais estarão envolvidos, bem como a capacidade de investimento para colocar os projetos em prática.
- Metodologia - desenhar cronograma, orientação criativa e estratégias.
- Monitoramento, avaliação e ajustes - ciclo contínuo, que permite que o planejamento esteja em sintonia com as necessidades da empresa.
Como realizar o Planejamento Estratégico?
Quer um Planejamento Estratégico para chamar de seu? Não se preocupe! Converse com a equipe de especialistas da Suave. Nós temos respostas para suas perguntas.
Vamos além: nossa agência está antenada ao presente e a novidades e projeções para o futuro. A gente sabe como fazer e, principalmente, como superar expectativas.
Afinal de contas, os resultados são sempre melhores quando você conta com a parceria de profissionais experientes, com décadas de história em Comunicação e Marketing.
Converse com a gente e comprove: somos apaixonados em valorizar marcas.
Deixe um comentário